Olá Senhores(as) do sétimo ano.
Conforme prometido segue a listinha nova de números inteiros.Ainda teremos mais uma no decorrer da semana então...
Divirtam-se.
obs.:Todos esses Exercícios foram tirados do livro matemática e realidade do Gelson Iezzi
Na reta abaixo, os alunos estão no lugar dos números inteiros consecutivos. Observe-a para responder as questões 1 a 3
- Se o Tutu está no lugar do zero, indique quem está no lugar de:
- +6
- +4
- -2
- -4
- Se o Deco está no lugar do -5, indique quem está no lugar de:
- -8
- 1
- 0
- +3
- Se a Má está no Se o Deco está no lugar do -5, indique quem está no lugar de:lugar de +6, indique em que lugar está:
- Tutu
- Deco
- Talita
- Lalá
- O prédio do Correio fica no número 0. A partir dele, a leste (à direita da figura) as casas são numeradas por 1L, 2L 3L, etc.: e a oeste (à esquerda), por 1O (um O). 2O, 3O, etc. Carlos, o carteiro, precisa entregar cartas nos números 2L, 30, 5L e 8L. Considerando os dois lados da rua, responda: quem vai receber carta?
- Quantos são os números inteiros;
- de -1 a -5, incluindo esses dois números?
- de -4 a 3, íncluíndo, esses dois números?
- Quanto é:
- o valor absoluto de 7?
- o valor absoluto de -9?
- Verifique se estes números são opostos
- +15 e -15
- +9 e -9
- -14 e +14
- -4 e +2
- Qual é o número:
- simétrico de -10?
- oposto de -6?
- oposto de 0?
- simétrico de -15
- Descubra que número é:
- -(-15)
- -(+3)
- -(-2 001)
- -(+217)
- Dê três exemplos de:
- números menores que +1.
- números menores que -10.
- números negativos maiores que -10
- Qual é o número maior
- +44 ou -100?
- -20 ou +8?
- -17 ou -10?
- -5 ou 0?
- Cada caixa tem uma cor e um número diferente,
Colocando os números na ordem crescente, em que ordem ficam colocadas as cores?
- O professor de Educação Física organizou um campeonato de futebol de salão entre os alunos das 6— séries. Veja, na tabela, o total de gols que cada time marcou e sofreu nesse campeonato.
Times
|
Gols pró
|
Gols contra
|
Saldo de gols
|
6'A
|
10
|
18
|
?
|
6' 8
|
14
|
10
|
?
|
6'C
|
13
|
17
|
?
|
6'D
|
15
|
7
|
?
|
ME
|
12
|
12
|
?
|
Calcule o saldo de gols de cada time.
Que equipe ficou com o maior saldo?
E com o menor?
- Calcule o saldo de gols de cada time.
- Que equipe ficou com o maior saldo?
- E com o menor?
- Que equipes ficaram com saldos opostos?
- Copie, completando:
I - Na comparação de um número um número negativo com zero, o maior é_____
II - Na comparação de um número positivo com zero, o maior é _____
III - Na comparação de um número negativo com um positivo, o maior é_____
IV Na comparação de dois número negativos, o maior é _____
- Qual é o número maior:
- +230 ou +150?
- -230 ou 150
- +230 ou —150?
- +230 ou -150?
- Compare, usando os sinais > ou <
- +500 ____ - 500
- - 500____+500
- 500____+500
- 500____-500
- Qual é o número menor:
- - 246 ou - 247?
- +246 ou - 247?
- - 470 ou - 469?
- - 470 ou +469?
- Calcule as somas indicadas em cada cartão.
- Complete a tabela, utilizando a calculadora para conferir os cálculos:
+
|
71
|
- 102
|
93
|
- 38
|
-207
|
- 46
|
47
| ||||
- 150
|
-252
| ||||
63
| |||||
19
|
- Elimine os parênteses e calcule:
- (-34) + (+12)
- (-84) + (+84)
- (+48) + (-66)
- (-91) + 0
- 0 + (+77)
- Eu tinha um saldo de -R$ 520,00 no banco. Depositei R$ 810,00 e paguei com cheques as seguintes contas: Aluguel: R$ 440,00; Supermercado: R$ 180,00. Descontando os cheques, qual será o meu saldo?
- Elimine os parênteses e calcule:
- (- 3) + (+11) + (-8)
- (-12) + (-3) + (+9)
- (-5) + (-1) + (- 26)
- (+11) + (- 4) + (+2)
- Quem fez mais pontos no jogo de dardos? Quantos? Quem fez menos pontos? Quantos?
- Quanto ficou o saldo de gols de cada equipe após a rodada de domingo?
Saldo de gols antes do jogos
| |
Brasil
|
+6
|
Chile
|
- 2
|
México
|
+1
|
Venezuela
|
-5
|
Resultado dos jogos de domingo
|
Brasil 3 x 1 México
|
Chile 6 x 3 Venezuela
|
- Calcule as expressões:
- (-15+4)+[-18+(-3-7+5)]
- –1 + [1 + (1 – 1) –11
- –1 +(-2+5)+[-4+(-6+5-8)]
- Efetue os cancelamentos e calcule:
- - 4 + 5 - 5 + 4 - 3 + 9 + 3
- 11 + 7 - 1 - 7 + 6 - 11 - 6 + 1
- -6 + 6 - 12 - 12 - 18 - 18 + 0
- Calcule:
- 1000 -100 + 10
- -1000+100-10
- -999 -99 + 9
- -1201 +120-12-1
- 17-170+187-17
- -500 + 550 - 600 + 650
Agora responda: em qual dos itens está o resultado de maior valor absoluto?
- 7 h. É hora de levantar Pedro Lavou o rosto e escovou os dentes. Ele adorai ~ . o tempo todo. Veja as expresses que Calculou logo cedo. Calcule-as você
- (-3) + [(-7) + (+5)]
- (4-6)+[(3+(-2+1)]
7 h 30 min. Pedro tomou café, pois sabe que é importante alimentar-se bem pela manhã. Depois, calculou as expressões abaixo. Repita as operações:
- (1 - 2 + 2 - 3)+(-1 +2-2+3)
- (-7-2)+(-7+2)+(+7-2)
8 h. Pedro calculou mais duas expressões, depois de cuidar do jardim:
- (3+7-9-7+4)+ (-1 + 1 - 1 - 1)
- -6+5-4+3-2+ 1 - 1 +2-3+4
10 h. Depois de brincar um pouquinho, Pedro calculou,
- (2 -12 + 22) +[-13 + (3 - 8)]
- [-3 * (0 - 51 21 + 16 + (-7 + 1) – 5]
11 h E hora do banho, Pedro terminou a lição calculando
- -2+13+(-4+ 5-6)+71-8)
- [(16-22+1)-22+ 10]-0+30
A que horas Pedro calculou a expressão de resultado maior? E de menor?
- Qual é a diferença?
- (+3) - (-3)
- (-9) - (-3)
- (-7) - (+5)
- (-5) - (+5)
- (-2) – (+4)
- (-12) – (-1)
- (-1) – (-5)
- (-3) – (+8)
- Calcule:
- 3 - (-1)
- 0 - (-1)
- (-4)-4
- (-6) - (-6)
- 4 - (-4)
- 0-7
- (-4)-5
- 8 - (-2)
- A professora distribuiu um cartão com uma expressão para cada um de seus alunos. A subtração devia ser efetuada de cabeça, sem anotações. Depois, mandou que se levantasse quem havia encontrado resultado negativo, Ariela, Raí, Salete, Veta e Marquinho se levantaram. Conferindo os cartões de todos, a professora descobriu quem acertou e quem errou. Calcule você também, de cabeça, e responda: quem errou?
- Em relação ao nível do mar, a altitude de um avião é +2500 metros e a de um submarino é -400 metros. Qual é a diferença entre as altitudes do avião e do submarino?
- Um avião partiu de um aeroporto situado 600 metros acima do nível do mar, com tempo bom e temperatura de 28 'C. Ao atingir a altitude máxima, de 3300 metros acima do nível do mar, o piloto avisou que a temperatura externa era de -40 °C. Da decolagem até o momento em que foi atingida a altitude máxima, calcule quanto variou:
- a altitude do avião;
- a temperatura externa.
- Um campeonato de basquete terminou com três equipes empatadas em 1º lugar. O desempate foi feito pelo saldo de cestas (pontos) dos jogos entre as três, cujos resultados foram
Londrina
|
88
|
X
|
87
|
Franca
|
Mogi
|
96
|
X
|
92
|
Londrina
|
Franca
|
109
|
X
|
94
|
Mogi
|
- Qual foi a equipe campeã (a que teve o maior saldo)
- Qual foi a diferença entre o saldo de Londrina e Mogi
- Que número eu devo colocar no lugar do ____ para que a diferença seja -3?
- ___ -5
- ___ -3
- ___ -2
- ___ -0
- ___ -(-3)
- ___ - (-5)
- Indique + se o resultado for positivo e - se for negativo:
+(+3) +(-3) -(+3) -(-3)
Agora, elimine os parênteses e calcule:
- (+1) + (+3) – (+8)
- – (+4) – (-5) – (+2)
- – (-3) – (+4) + (-1)
- – (-6) + (-2) – (+4)
Nossa professor me indicaram esse site eu achei q nao eramuito bom né?
ResponderExcluirpq coisasde internet eu nao confiomuito dai eu entrei e percebi q é muito bom
sempre qndo eu for estuar metematica eu vou entrar nesse site
obg
vc é muitooooo bommm...
ÓTIMA SELEÇÃO. PARABÉNS PELA INICIATIVA!
ResponderExcluirmuito bom valeu
ResponderExcluiradorei os exercicios,sao facilimos!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirum beijo e um abraço para os alunos do jose de assis!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ass:M@RI@N@ DOS REIS B@TIST@
adorei os exercicios,sao facilimos!!!!!!!!
ResponderExcluirum beijo bem grande para os alunos do jose de assis!!!!!!!!!!!!!!!!
ass:mariana dos reis batista
guapo goias brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nossa! tá de parabéns o seu blog ! os exercícios vão me ajudar bastante para a prova de matemática!
ResponderExcluirPARABÉNS!!!!!
ótima fonte de exercícios para se trabalhar em sala de aula.
ResponderExcluirobrigado pela força
Nossa estou estudando para a minha prova de matemática e estava querendo uma questões. esse site é muito bom, questões muito bem elaboradas e criativas.
ResponderExcluirVLW :D