sábado, 1 de maio de 2010

7º Ano - Lista de Exercícios - Números Inteiros I


Olá Senhores(as) do sétimo ano.
Conforme prometido segue a listinha nova de números inteiros.Ainda teremos mais uma no decorrer da semana então...
Divirtam-se.

obs.:Todos esses Exercícios foram tirados do livro matemática e realidade do Gelson Iezzi


Na reta abaixo, os alunos estão no lugar dos números inteiros consecutivos. Observe-a para responder as questões 1 a 3
01052010733-2.jpg

  1. Se o Tutu está no lugar do zero, indique quem está no lugar de:
    1. +6
    2. +4
    3. -2
    4. -4
  2. Se o Deco está no lugar do -5, indique quem está no lugar de:
    1. -8
    2. 1
    3. 0
    4. +3
  3. Se a Má está no Se o Deco está no lugar do -5, indique quem está no lugar de:lugar de +6, indique em que lugar está:
    1. Tutu
    2. Deco
    3. Talita
    4. Lalá
  4. O prédio do Correio fica no número 0. A partir dele, a leste (à direita da figura) as casas são numeradas por 1L, 2L 3L, etc.: e a oeste (à esquerda), por 1O (um O). 2O, 3O, etc. Carlos, o carteiro, precisa entregar cartas nos números 2L, 30, 5L e 8L. Considerando os dois lados da rua, responda: quem vai receber carta?
01052010733-1.jpg
  1.  Quantos são os números inteiros;
    1. de -1 a -5, incluindo esses dois números?
    2. de -4 a 3, íncluíndo, esses dois números?

  1. Quanto é:
    1. o valor absoluto de 7?
    2. o valor absoluto de -9?

  1. Verifique se estes números são opostos
    1. +15 e -15 
    2. +9 e -9
    3. -14 e +14
    4. -4 e +2

  1. Qual é o número:
    1. simétrico de -10?
    2. oposto de -6?
    3. oposto de 0?
    4. simétrico de -15

  1. Descubra que número é:
    1. -(-15)
    2. -(+3)
    3. -(-2 001)
    4. -(+217)

  1. Dê três exemplos de:
    1. números menores que +1.
    2. números menores que -10.
    3. números negativos maiores que -10

  1. Qual é o número maior
    1. +44 ou -100?
    2. -20 ou +8?
    3. -17 ou -10?
    4. -5 ou 0?

  1. Cada caixa tem uma cor e um número diferente,
image
Colocando os números na ordem crescente, em que ordem ficam colocadas as cores?

  1. professor de Educação Física organizou um campeonato de futebol de salão entre os alunos das 6 séries. Veja, na tabela, o total de gols que cada time marcou e sofreu nesse campeonato.

Times
Gols pró
Gols contra
Saldo de gols
6'A
10
18
?
6' 8
14
10
?
6'C
13
17
?
6'D
15
7
?
ME
12
12
?
Calcule o saldo de gols de cada time.
Que equipe ficou com o maior saldo?
com o menor?
    1. Calcule o saldo de gols de cada time.
    2. Que equipe ficou com o maior saldo?
    3. com o menor?
    4. Que equipes ficaram com saldos opostos?
  1. Copie, completando:
I - Na comparação de um número um número negativo com zero, o maior é_____
II - Na comparação de um número positivo com zero, o maior é _____
III - Na comparação de um número negativo com um positivo, o maior é_____
IV Na comparação de dois número negativos, o maior é _____
  1. Qual é o número maior:
    1. +230 ou +150?
    2. -230 ou 150
    3. +230 ou 150?
    4. +230 ou  -150?

  1. Compare, usando os sinais > ou <
    1. +500 ____ - 500
    2. 500____+500
    3. 500____+500
    4. 500____-500

  1. Qual é o número menor:

    1. - 246 ou - 247?
    2. +246 ou 247?
    3. 470 ou 469?
    4. 470 ou +469?

  1. Calcule as somas indicadas em cada cartão.
(-9) + (+15)

(-40) + (+ 18)

(+85) + (- 50) (-18) + (+10)

(+12) + (- 5)

(+ 14) + (- 19) (-9) + (-6)

- (-15) + (- 11)

(-27) + (- 40)










  1. Complete a tabela, utilizando a calculadora para conferir os cálculos:

+
71
- 102
93
- 38
-207
- 46
  
47
  
- 150
 
-252
   
63
     
19
     


  1. Elimine os parênteses e calcule:
    1. (-34) + (+12)
    2. (-84) + (+84)
    3. (+48) + (-66)
    4. (-91) + 0
    5. 0 + (+77)

  1. Eu tinha um saldo de -R$ 520,00 no banco. Depositei R$ 810,00 e paguei com cheques as seguintes contas: Aluguel: R$ 440,00Supermercado: R$ 180,00. Descontando os cheques, qual será o meu saldo?

  1. Elimine os parênteses e calcule:

    1. (- 3) + (+11) + (-8)
    2. (-12) + (-3) + (+9)
    3. (-5) + (-1) + (- 26)
    4. (+11) + (- 4) + (+2)

  1. Quem fez mais pontos no jogo de dardos? Quantos? Quem fez menos pontos? Quantos?
01052010727-1.jpg

  1. Quanto ficou o saldo de gols de cada equipe após a rodada de domingo?
Saldo de gols antes do jogos
Brasil
+6
Chile
- 2
México
+1
Venezuela
-5

Resultado dos jogos de domingo
Brasil 3 x 1 México
Chile 6 x 3 Venezuela

  1. Calcule as expressões:
    1. (-15+4)+[-18+(-3-7+5)]
    2. –1 + [1 + (1  1) 11
    3. –1 +(-2+5)+[-4+(-6+5-8)]

  1. Efetue os cancelamentos e calcule:
    1. - 4 + 5 - 5 + 4 - 3 + 9 + 3
    2. 11 + 7 - 1 - 7 + 6 - 11 - 6 + 1
    3. -6 + 6 - 12 - 12 - 18 - 18 + 0

  1. Calcule:
    1. 1000 -100 + 10
    2. -1000+100-10
    3. -999 -99 + 9
    4. -1201 +120-12-1
    5. 17-170+187-17
    6. -500 + 550 - 600 + 650
Agora responda: em qual dos itens está o resultado de maior valor absoluto?

  1. 7 h. É hora de levantar Pedro Lavou o rosto e escovou os dentes. Ele adorai ~ . o tempo todo. Veja as expresses que Calculou logo cedo. Calcule-as você
image
    1. (-3) + [(-7) + (+5)]
    2. (4-6)+[(3+(-2+1)]
7 h 30 min. Pedro tomou café, pois sabe que é importante alimentar-se bem pela manhã. Depois, calculou as expressões abaixo. Repita as operações:
image
    1. (1 - 2 + 2 - 3)+(-1 +2-2+3)
    2. (-7-2)+(-7+2)+(+7-2)
8 h. Pedro calculou mais duas expressões, depois de cuidar do jardim:
01052010728-1.jpg

    1. (3+7-9-7+4)+ (-1 + 1 - 1 - 1)
    2. -6+5-4+3-2+ 1 - 1 +2-3+4
10 h. Depois de brincar um pouquinho, Pedro calculou,
01052010728-2.jpg
    1. (2 -12 + 22) +[-13 + (3 - 8)]
    2. [-3 * (0 - 51 21 + 16 + (-7 + 1)  5]

11 h E hora do banho, Pedro terminou a lição calculando
01052010728-3.jpg
    1. -2+13+(-4+ 5-6)+71-8)
    2. [(16-22+1)-22+ 10]-0+30

A que horas Pedro calculou a expressão de resultado maior? E de menor?
01052010728-4.jpg

  1. Qual é a diferença?
    1. (+3) - (-3)
    2. (-9) - (-3)
    3. (-7) - (+5)
    4. (-5) - (+5)
    5. (-2)  (+4)
    6. (-12)  (-1)
    7. (-1)  (-5)
    8. (-3)  (+8)
  2. Calcule:
    1. 3 - (-1)
    2. 0 - (-1)
    3. (-4)-4
    4. (-6) - (-6)
    5. 4 - (-4)
    6. 0-7
    7. (-4)-5
    8. 8 - (-2)

  1. A professora distribuiu um cartão com uma expressão para cada um de seus alunos. A subtração devia ser efetuada de cabeça, sem anotações. Depois, mandou que se levantasse quem havia encontrado resultado negativo, Ariela, Raí, Salete, Veta e Marquinho se levantaram. Conferindo os cartões de todos, a professora descobriu quem acertou e quem errou. Calcule você também, de cabeça, e responda: quem errou?
image
  1. Em relação ao nível do mar, a altitude de um avião é +2500 metros e a de um submarino é -400 metros. Qual é a diferença entre as altitudes do avião e do submarino?
  2. Um avião partiu de um aeroporto situado 600 metros acima do nível do mar, com tempo bom e temperatura de 28 'C. Ao atingir a altitude máxima, de 3300 metros acima do nível do mar, o piloto avisou que a temperatura externa era de -40 °C. Da decolagem até o momento em que foi atingida a altitude máxima, calcule quanto variou:
    1. a altitude do avião;
    2. a temperatura externa.

  1. Um campeonato de basquete terminou com três equipes empatadas em 1º lugar. O desempate foi feito pelo saldo de cestas (pontos) dos jogos entre as três, cujos resultados foram
Londrina
88
X
87
Franca
Mogi
96
X
92
Londrina
Franca
109
X
94
Mogi
    1. Qual foi a equipe campeã (a que teve o maior saldo)
    2. Qual foi a diferença entre o saldo de Londrina e Mogi
  1. Que número eu devo colocar no lugar do ____ para que a diferença seja -3?
    1. ___ -5
    2. ___ -3
    3. ___ -2
    4. ___ -0
    5. ___ -(-3)
    6. ___ - (-5)
  1. Indique + se o resultado for positivo e - se for negativo:
+(+3) +(-3)  -(+3)  -(-3)
Agora, elimine os parênteses e calcule:
    1. (+1) + (+3)  (+8)
    2. – (+4)  (-5)  (+2)
    3. – (-3)  (+4) + (-1)
    4. – (-6) + (-2)  (+4)


8 comentários:

  1. Nossa professor me indicaram esse site eu achei q nao eramuito bom né?
    pq coisasde internet eu nao confiomuito dai eu entrei e percebi q é muito bom
    sempre qndo eu for estuar metematica eu vou entrar nesse site
    obg
    vc é muitooooo bommm...

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  2. ÓTIMA SELEÇÃO. PARABÉNS PELA INICIATIVA!

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  3. adorei os exercicios,sao facilimos!!!!!!!!!!!!
    um beijo e um abraço para os alunos do jose de assis!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ass:M@RI@N@ DOS REIS B@TIST@

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  4. adorei os exercicios,sao facilimos!!!!!!!!
    um beijo bem grande para os alunos do jose de assis!!!!!!!!!!!!!!!!
    ass:mariana dos reis batista
    guapo goias brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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  5. Nossa! tá de parabéns o seu blog ! os exercícios vão me ajudar bastante para a prova de matemática!
    PARABÉNS!!!!!

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  6. ótima fonte de exercícios para se trabalhar em sala de aula.
    obrigado pela força

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  7. Nossa estou estudando para a minha prova de matemática e estava querendo uma questões. esse site é muito bom, questões muito bem elaboradas e criativas.


    VLW :D

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