segunda-feira, 17 de maio de 2010

7º Ano – Sobre operações com Inteiros (continuação...)



Olá Senhoras e senhores, segue a segunda parte sobre operações com inteiros, agora falamos sobre multiplicação e divisão de inteiros e de como elas ainda se parecem como as operações em N.
Divirtam-se.
Multiplicação
Todo mundo deve se lembrar que a multiplicação é só uma forma diferente de escrever a adição de parcelas iguais. O Primeiro número indica quantas vezes somaremos o segundo com ele mesmo.
Por exemplo: 5 x 4 = 4 + 4 + 4 + 4 + 4 = 20. Cinco vezes quatro quer dizer que somamos o quatro com ele mesmo cinco vezes.
Com números inteiros a multiplicação continua igual. O primeiro número e a quantidade de vezes que somamos o segundo com ele mesmo. Fica tranqüilo quando o primeiro fator é positivo, pois podemos pensar nesse número como um número natural :
(+4) x (+4) = 4 x (+4) = (+4) + (+4) + (+4) + (+4) = 16
(+3) x (-5) = 3 x (-5) = (-5)+(-5)+(-5) = (-15)
Agora quando o primeiro termo é negativo, já não é tão simples pensar em “menos quatro vezes alguma coisa”. O que é esse “menos”. Para isso recorremos novamente à idéia de oposto.
Por exemplo:
(- 4) x (+3) = podemos pensar em (-4) como o oposto de (+4), indicamos por –(+4), assim:
-(+4) x (+3) = -[4x(+3)]= -[(+3) + (+3) + (+3) + (+3)] = - (12) = (-12)
Ou com os dois negativos:
(-5) x (-2) = - (+5) x (-2) = - [(+5) x (-3)] = -[5 x (-3)] = -[(-3) + (-3) + (-3) + (-3) + (-3)] = -(-15) = (+15)
Pra quem prefere tem sempre uma regrinha:
Multiplicando sinais iguais o resultado é sempre positivo
Multiplicando sinais diferentes o resultado é sempre negativo
(+) x (+) = (+)
(-) x (-) = (-)
(+) x (-) =(-)
(-) x (+) = (-)
Divisão
Para a divisão valem as mesmas regras. A divisão consiste em separar os números em partes iguais:
Exemplo:
20 : 5 = 4, pois, 4 x 5 = 5 + 5 + 5 + 5 = 20
Assim, com números inteiros:
(+20) : (+5) = (+4), pois (+4) x (+5) = 4 x (+5)= (+5) + (+5) + (+5) + (+5) = (+20)
(-21) : (+ 7) = (- 3), pois (-3) x (+7) = - (+3) x (+7) = -[(+3) x (+7)] = - [3 x(+ 7)] = -[(+7)+(+7)(+7)] = - (21) = (-21)
(-32) : (- 8) = (+4),pois (+4) x (-8) = 4 x (-8) = (-8) +(-8) + (-8) + (-8) = (-32)
(-15) : (+3) = (-5), pois (-5) x (+3) = -(+5) x (+3) = - [(+5) x (+3) ]=-[5 x (+3)] = -[(+3) + (+3) + (+3) + (+3) + (+3)] = -(+3) = (-3)
E também valem as regrinhas:
(+): (+) = (+)
(-) : (-) = (-)
(+) : (-) =(-)
(-) : (+)  = (-)
Por hoje é só pessoal!
Abração!

domingo, 16 de maio de 2010

7º Ano - Adição e Subtração de Números Inteiros


Um pouquinho sobre operações com números inteiros.
Bem pessoal, gostaria de dar o meu “pitaco” a respeito de operações com números inteiros, a galera inventa um monte de regrinhas pra resolver as operações, mas, na verdade tirando a multiplicação, e a divisão por conseqüência, a idéia de operar com números inteiros é bem intuitiva.
Adição e subtração
Para somar números inteiros basta olhar primeiramente os sinais. Se os sinais forem iguais agente conserva os sinais e soma os módulos dos números (o número sem sinal). Se os sinais forem diferentes agente mantém o sinal do número que tem o módulo maior e faz a diferença entre os dois números. Aquela diferença velhinha mesmo que agente aprendeu lá com a tia Carminha no Borboleta Dourada, maior menos o menor. Tipo assim:
I. (+7)+(+8)=(+15) Olha só os sinais são iguais (+), então, agente manteve os sinais (+) e somou os dois números (7+8=15) sem o sinal (que agente chama de módulo)
II. (- 7) +(+ 8) = (+1) Agora os sinais são diferentes, assim a agente olha, qual é o maior o 8 ou o 7?, pega o sinal dele (+) e faz a diferença  entre eles (8-7=1).
E continua valendo pra outros casos como:
III. (- 12) + (- 18) = (- 30)  Os sinais são iguais, então, agente conserva o sinal (-) e soma os dois números, sem o sinal (12+18=30)
IV. (+16) + (- 25) =( -9)  Novamente os sinais são diferentes então, pegamos o sinal do maior em módulo (sem o sinal) e fazemos a diferença (25-16=9).
Mas espera aí eu preciso realmente decorar essas regrinhas?Acredito que não. Podemos pensar e resolver de forma muito mais intuitiva. Pensando em dinheiro, “grana”, “bufunfa”, “Real” ou qualquer outro nome que você queira dar.
Olha só o primeiro caso + 7 + 8 = 15, se pensarmos que quando temos ou ganhamos o dinheiro ele é positivo (+) e quando devemos ou gastamos, ele é negativo (-). Um probleminha de cada pra ilustrar:
I. João tem R$7,00 sua avó lhe deu mais R$8,00 quanto ele tem agora?
Se ele tem o dinheiro é positivo (+7), o que ele ganha também é dele (+8) então a conta é (+7)+(+8)= (+15)
II. João fez uma compra no valor de R$7,00 ele pagou com 4 notas de R$2,00. Quanto ele recebeu de troco?
Como ele fez uma compra ficou devendo R$7,00, (-7) e pagou essa dívida com R$8,00 (+8) então conta é (-7) dívida mais o valor que ele tinha (+8). Calculando mentalmente sabemos que ele vai receber de troco R$1,00, que como pertence a ele é positivo (+1)  
(-7)+(+8)= (+1)
III.João comprou duas coisas uma no valor de R$12,00 e outra no valor de R$18,00. Quanto ele gastou?
Veja bem, agora calculamos quanto ele gastou na primeira compra (-12) mais quanto ele gastou na segunda compra (-18). Sem fazer muita conta, sabemos que ele gastou R$30,00. Então ficou fácil (-12) + (-18) = (-30)
IV. João tinha R$16,00 e precisava de R$25,00 para comprar um ingresso para um show. Seu pai disse que lhe emprestaria o valor que faltasse, mas, descontaria em sua mesada, ou seja, João ficaria devendo a seu pai a diferença. Quanto João ficou devendo a seu pai?
Mentalmente calculamos que ele deve R$9,00 a seu pai (-9). O que João tinha era (+16) o que ele gastou com o ingresso (-25), juntando (somando) o que ele tinha com o que ele gastou temos (+16) + (-25) = (-9) .
E as SUBTRAÇÕES?
Lembra do oposto de um número? Números opostos são números que tem o mesmo módulo e sinais diferentes, por exemplo, o oposto de (+3), que indicamos por –(+3) é (-3), assim, podemos pensar em subtração como operar como o oposto do número. Mais ou menos assim, (+7) - (+4) = pegando a segunda parte –(+4) podemos pensar como o oposto de +4 que é igual a (-4). Então esquece a subtração o que estamos fazendo é somar um número (+7) com o oposto de (+4), (+7) + (-4) =,  e essa agente já sabe fazer.
Mas, e os parênteses?
Os parênteses servem principalmente para organizar as informações. Numa expressão não podem aparecer dois sinais juntos, assim usamos os parênteses para separar o sinal do número da operação a ser realizada. Imagine resolver uma continha assim +7+-4-+8=. Complicado não é. Veja como ela fica mais elegante com os parênteses (+7)+(-4)-(+8)=. Mas, o que fazer com eles na hora de operar? Temos que nos lembrar de três coisas, a primeira é que todo número inteiro não negativo pertence ao conjunto dos números Naturais, assim podemos escrevê-los sem o sinal (+). A segunda é a idéia do oposto, quando o sinal negativo aparece fora dos parênteses significa que é o oposto do número do número que está dentro do parênteses. A terceira é que como já vimos a subtração é a soma de um número como o oposto de um outro.
Por exemplo:
(+3) + (+7) = 3 +7 =10, como são números inteiros positivos podemos escrevê-los sem o sinal;
(-3) - (-4) = -3 + 4 = 1, como o (-3) é o primeiro número podemos escrevê-lo sem os parênteses, o oposto de (-4), -(-4) é (+4), assim podemos escrevê-lo sem parênteses;
(+4) + (-6) = 4 - 6 = -2, como já dissemos anteriormente somar com o oposto é a mesma coisa que subtrair assim +(-6) pode ser escrito somente como -6.

Bem pessoal por hoje é só...
Um abração!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

6º ANO - GABARITO HORA DE AVALIAR LIVRO 1

Olá senhores(as)!


Na próxima quarta feira (12/05/2010) é dia de entregar o gabarito com as questões das páginas 34 e 66 preenchidas.
Não se esqueçam!!!!!


Pra quem perdeu a folha clique aqui para imprimir novamente.






Um abração!

7º Ano - Gabarito Avaliação (10/05/2010)

Segue gabarito da avaliação de 10/05/2010.


Um abração!


6º ANO - Gabarito Avaliação de 10/05/2010

Olá senhores(as), segue o gabarito da segunda avaliação (10/05/2010).


Um abração!


terça-feira, 4 de maio de 2010

6º ANO - Lista de exercícios complementares


Olá senhores do sexto ano, segue a listinha para reforçarem o conteúdo visto para segunda prova. 

Divirtam-se...


sábado, 1 de maio de 2010

7º Ano - Lista de Exercícios - Números Inteiros I


Olá Senhores(as) do sétimo ano.
Conforme prometido segue a listinha nova de números inteiros.Ainda teremos mais uma no decorrer da semana então...
Divirtam-se.

obs.:Todos esses Exercícios foram tirados do livro matemática e realidade do Gelson Iezzi